quarta-feira, 20 de abril de 2011

Verbos Regulares - Cantar

cantar


Infinitivo: cantar
Participio: cantado
Gerundio: cantando

 

Indicativo

Subjuntivo

Presente
eu   canto
tu   cantas
ele  canta
nós  cantamos

eles cantam

Perfeito
eu   tenho cantado
tu   tens cantado
ele  tem cantado
nós  temos cantado

eles têm cantado


Imperfeito

eu   cantava
tu   cantavas
ele  cantava
nós  cantávamos

eles cantavam


Mais-que-perfeito

eu   tinha cantado
tu   tinhas cantado
ele  tinha cantado
nós  tínhamos cantado

eles tinham cantado


Futuro

eu   cantarei
tu   cantarás
ele  cantará
nós  cantaremos

eles cantarão


Futuro anterior

eu   terei cantado
tu   terás cantado
ele  terá cantado
nós  teremos cantado

eles terão cantado


Pretérito

eu   cantei
tu   cantaste
ele  cantou
nós  cantámos

eles cantaram

 

Mais-que-perfeito

eu   cantara
tu   cantaras
ele  cantara
nós  cantáramos

eles cantaram

 
Presente
eu   cante
tu   cantes
ele  cante
nós  cantemos

eles cantem

Perfeito
eu   tenha cantado
tu   tenhas cantado
ele  tenha cantado
nós  tenhamos cantado

eles tenham cantado


Imperfeito

eu   cantasse
tu   cantasses
ele  cantasse
nós  cantássemos

eles cantassem


Mais-que-perfeito

eu   tivesse cantado
tu   tivesses cantado
ele  tivesse cantado
nós  tivéssemos cantado

eles tivessem cantado


Futuro

eu   cantar
tu   cantares
ele  cantar
nós  cantarmos

eles cantarem


Futuro anterior

eu   tiver cantado
tu   tiveres cantado
ele  tiver cantado
nós  tivermos cantado

eles tiverem cantado

Condicional


Condicional

eu   cantaria
tu   cantarias
ele  cantaria
nós  cantaríamos

eles cantariam

 
Condicional perfecto

eu   teria cantado
tu   terias cantado
ele  teria cantado
nós  teríamos cantado

eles teriam cantado

Imperativo

Infinitivo pessoal


tu   canta
ele  cante
nós  cantemos

eles cantem


Presente

eu   cantar
tu   cantares
ele  cantar
nós  cantarmos

eles cantarem

 
Perfeito

ter cantado
teres cantado
ter cantado
termos cantado

terem cantado


Verbos conjugados como o verbo cantar
ababadar, ababalhar, ababelar, ababosar, ababroar, abacalhoar, abacelar, abacharelar, abacinar, abadalar, abadanar, abadar, abadernar, abadessar, abaetar, abafar, abagaceirar, abaganhar, abagoar, abagualar-se, abaianar-se, abainhar, abaionetar, abairrar, abaixar,

Nenhum comentário:

Postar um comentário